Diário Mochilão na ÁsiaDiário Vietnã

Dia 70 – A guerra do Vietnã – Cu Chi Tunnels

O nosso roteiro de viagem em Ho Chi Minh City é bem focado na história da guerra e hoje vimos um pouco mais dos principais pontos turísticos da cidade.

É um pouco estranho dizer que um local que retrata a guerra é um ponto turístico, pois o turismo deveria ter relação apenas com coisas positivas.

Porém é importante também visitar locais assim para que os erros sirvam de exemplo para não serem repetidos.

[su_note note_color=”#F8F8F8″] Veja aqui onde ficar em Ho Chi Minh City ou reserve pelo Airbnb e ganhe crédito de R$100,00.[/su_note]

Guerra do Vietnã

Pegamos o ônibus do tour aos Cu Chi Tunnels, que são os túneis construídos e utilizados pelos Vietcongs durante a Guerra do Vietnã.

Nosso guia começou dizendo:

– Sou um veterano da guerra, mas vou decepcioná-los. Lutei a favor dos norte-americanos. Não tive escolha. Ou ia preso sem saber do meu futuro, ou lutava para continuar vivo.

Já deu um frio na espinha e vimos que esse tour seria muito bom!

[su_note note_color=”#F8F8F8″] Viaje tranquilo para o Vietnã com seguro viagem internacional, ganhando 5% de desconto. [/su_note]

O que ver e fazer no vietna, cu chi tuneis

Cu Chi Tunnels

Assistimos a um vídeo sobre a guerra e os túneis. Os Cu Chi Tunnels somam 200 km e formam um imenso labirinto por onde os Vietcongs se moviam secreta e rapidamente para surpreender os norte-americanos.

“Perdemos a guerra pois os Vietcongs foram muito mais espertos e tinham uma estratégia perfeita”

Os Vietcongs utilizavam pneus para fabricar chinelos, que foi a escolha ideal, já que não conseguiriam se locomover tão rápido com as botas cheias de água.

Entramos em um dos túneis e andamos por uns 100 metros. É bem estreito e escuro, impressionante como um exército inteiro se locomovia por ele.

E olha que esse trecho aberto aos turistas tem alguma poucas lâmpadas bem fraquinhas, para indicar a direção.

[ppromo_passagens origin=”RG_BRASIL” destination=”SGN” limit=”2″ tags=”mochilaonovietna70″ /]

Cu Chi Tuneis no Vietna - o que ver e fazer em Ho Chi Minh

Mas os túneis reais eram iluminados com lamparinas a gasolina e muito mais estreitos e baixos do que esse que visitamos.

Uma cidade subterrânea

Na maquete vimos que os túneis tinham 2 níveis, um deles 3 metros abaixo da terra e outro a 6 metros.

Além dos túneis, haviam grandes salas cavadas de 2 metros de altura na superfície do terreno, disfarçadas com folhagens no teto.

Nessas salas funcionavam as cozinhas e os refeitórios, as fábricas de bombas e de roupas e os ambulatórios.

Maquete Cu Chi Tuneis

As cozinhas tinham um esquema de filtros subterrâneos para que a fumaça dos fornos não saísse para a superfície, caso contrário, o inimigo os encontrariam facilmente seguindo a fumaça.

Eles se alimentavam basicamente de arroz, que plantavam enquanto a guerra acontecia.

As fábricas de bombas utilizavam todo o tipo de matéria-prima encontrada pelos campos de guerra ou roubadas dos norte-americanos.

A história de um combatente da guerra

O guia ofereceu a volta pelo rio Saigon junto com ele e aceitamos.

Essa volta não estava no tour e só voltaram nós, mais 4 pessoas e o guia. Os outros decidiram voltar de ônibus mesmo.

Passeio de barco no vietna

O guia foi contando sua história e histórias da guerra.

O Vietnamitas não chamam de Guerra do Vietnã e sim Guerra Americana, pois o país já enfrentou guerras contra a China e a França.

Quem mora em Ho Chi Minh City ainda chama a cidade pelo nome original, Saigon.

O guia, sr. Binh nos contou que depois da guerra ele morou na Califórnia e quando voltou ao Vietnã, foi preso e ficou 4 anos na cadeia.

Quando acabou a pena, não conseguiu emprego em lugar nenhum, pois ele lutou com os norte-americanos.

[su_note note_color=”#F8F8F8″] Leia também: Como atravessar a rua no estilo Vietnamita | Quanto custa viajar pelo Vietnã de mochilão | Roteiro de viagem no Sudeste Asiático[/su_note]

Resolveu trabalhar dirigindo cyclo, que é uma bicicleta adaptada para levar um passageiro, e tinha que cobrir o rosto e usar chapéu para que ninguém o reconhecesse nas ruas.

Ele queria dar aulas de inglês, mas nenhuma escola o aceitou.

Depois decidiu trabalhar como guia quando o Vietnã reabriu as portas do país e estrangeiros puderam fazer turismo aqui.

O tour no Cu Chi Tunnels foi enriquecedor e o Mr. Binh foi o melhor guia que já vimos!!! Excelente!!

Passeio Cu Chi Tuneis no Vietna

O nome da agência é Delta Adventure para quem tiver interesse.

De volta a Saigon

Depois, na rua do nosso hotel, a vendedora pediu para a gente olhar os livros dela por um tempinho. Tirei uma onda de vendedor…

– Cheap, cheap…

Os gringos passavam e riam…

O que fazer em Ho Chi Minh Vietna

Jantamos no nosso hotel, o Gon Cafe. A Jú comeu salada de frutas e eu comi o Goi Ca Cuon Cu San, ou seja, rolinho feito com massa de arroz com peixe e vegetais…

Ficamos no hotel descansando e dormimos cedo.

Para planejar o seu roteiro no Vietnã, leia os outros posts aqui e para saber onde ficar, veja as opções de onde se hospedar em Ho Chi Minh City. Os passeios, as atividades imperdíveis em Ho Chi Minh City e os transfers você encontra aqui.

Douglas e Julia

Bio de casal? Como assim? É que alguns textos foram escritos juntos, então aqui estamos nós. Julia é gaúcha que solta uns 'ô meu' e Douglas é paulista que manda uns 'bah tchê'. São formados em Turismo e Hotelaria com especialização em Marketing, amam viajar e criaram esse blog em 2005. Já viu, né, viagem é o assunto principal deles.

11 thoughts on “Dia 70 – A guerra do Vietnã – Cu Chi Tunnels

• valdemar huller

Oi Julia e Douglas,estou feliz por vcs criarem esta oportunidade, desta viagem e com isso adquerir tanto conhecimento , cultura e passar isso para tantas pessoas mostrando sempre que possivel o outro lado da historia….bjsssssss

• Realmente interesantes estes tuneis…mas foram preparados para receberem turistas pois
    na epoca era de terra mesmo….. Jonas Schwertner

• oi!!!!Adorei a historia do mr.Binh!deve ser uma pessoa encantadora,com um conhecimento…deve ter sofrido muito,mas ele soube tirar aprendizado da situacao,pois nao parece carregar magoas!bjusclaudia

• Oi Pai.Ralamos mesmo para estar aqui!!Quando estavamos pesquisando para a viagem,
    vimos que nao tinha quase nada em portugues…Por isso resolvemos compartilhar com
    quem queira viajar por aqui…bjooooooo

• Claudia!Realmente e uma historia comovente.Vendo as expressoes dele, percebemos que
    a historia mexe muito com ele.Ele disse diversas vezes: Amo meu pais, amo os
    vietnamitas…Abracos!!

• “Nosso guia comecou dizendo:– Sou um veterano da guerra, mas vou decepciona-los. Lutei
    a favor dos norte-americanos. Nao tive escolha. Ou ia preso sem saber do meu futuro, ou
    lutava para continuar vivo.”Cruel! Muito cruel ouvir isso…. Imagine quão mais cruel
    é ter que falar isso!!

• Dete!Isso foi um choque mesmo. Ainda mais vendo a expressao no rosto dele…Teve
    gente que lutou porque quis e gente que nao teve escolha…Bjooooooooo

• Essa história é demais! Estava pesquisando sobre a guerra para um trabalho da escola. Vou mostrar o blog no projetor qdo for apresentar o trabalho 🙂

• Douglas e Júlia Sawaki

Oi Adriana!! Que legal! Ficamos felizes 🙂 Muito obrigado pelo comentário

• Ola! Parabens pelo blog!

Aqui, gostaria de saber se pra esse tour vc so viu aquele tour pronto de grandes grupos…. estou vendo de passar 1 ou no maximo 2 dias (chegar a noite e acordar cedo pra fazer o passeio, talvez ficar um dia a mais) ai e esses tours de grupo costumam dar aquela enrolada em coisa desnecessaria… rs… Em outros lugares como Siem Reap, Bkk e as ilhas da Tailandia sei que tem muita coisa que vc chega na cidade e ja acha um taxista que faz a viagem por um preco legal e mais personalizado….

Minha preocupacao é principalmente com o horário de retorno para pegar o voo no caso de um dia somente, pois o voo disponivel é as 18h30… quero muito conhecer o museu da guerra e os tuneis! Se tiver dois dias , farei tb o passeio de barco, mas dai pelo meu roteiro nesse dia ja tem um voo as 20h15 o que facilita!