Roteiro de 2 dias em Lima, Peru

Quem tem wishlist de viagem sabe bem como é a sensação de visitar um destino que a anos está no topo da lista. Então, foi essa sensação que me tomou quando eu embarquei para o Peru. Uma pena que eu fui a trabalho e a Julia ficou no Brasil. Mas mesmo assim não deixou de ser uma viagem incrível, só não foi perfeita.

O meu roteiro no Peru foi metade do primeiro dia em Lima, depois 1 dia em Cusco e no dia seguinte já começou a caminhada da Trilha Salkantay. 4 dias na trilha, 1 dia em Machu Picchu com 1 noite em Águas Calientes, volta a Cusco e mais 2 dias em Lima (1 deles trabalhando).

Pensei em escrever diário de viagem, mas vou fazer diferente. Começo então com o que eu visitei em Lima, juntando os dias antes e depois de Machu Picchu. Vamos lá?

Mercado de Surquillo

O tour foi organizado pela Lima Tours, e começou no Mercado de Surquillo, onde a guia mostrou os ingredientes que seriam usados mais tarde na demonstração de como preparar alguns partos típicos peruanos. Além de falar desses ingredientes, falou também dos costumes e curiosidades do povo e da cidade.

Me Leva de Leve - Peru roteiro Lima (15)

O Mercado de Surquillo é uma verdadeira imersão cultural, pois é voltado a população local, ainda que tenha se tornado atração turística mais recentemente. Tem umas barraquinhas de ceviche bem simpáticas.

Me Leva de Leve - Peru roteiro Lima (16)

O grande destaque são os produtos que não encontramos no Brasil, como espécies de milhos com grãos coloridos e as frutas exóticas saborosíssimas. Molhos e pimentas também estão por lá em fartura. Algumas cenas são um pouco mais intensas, como o Porquinho da Índia abatido, pronto para ser preparado.

Me Leva de Leve - Peru roteiro Lima (14)

Logo depois de ver onde os chefs buscam seus ingredientes, segui com o grupo ao restaurante Las Brujas de Cachiche, para assistir a demonstração do preparo do ceviche e do pisco sour. Mas sobre o restaurante eu vou falar em outro post, junto com os restaurantes Cala e Huaca Pucllana e até uns fastfoods 🙂

Walking Tour Barranco

O walking tour no bairro Barranco também foi com a Lima Tours. O Barranco é um dos bairros mais boêmios de Lima, onde artistas se inspiram a compor, pintar, escrever. Tem bastante restaurantes e bares. O tour começou em uma pequena galeria de arte chamada Centro Colich.

Me Leva de Leve - Peru roteiro Lima (2)

Depois andamos pelas ruas charmosas do bairro Barranco até a Iglesia la Ermita. A lenda dessa igreja é bem legal. Uns pescadores estavam perdidos por horas no mar por causa da neblina de inverno que cobriu todo o litoral. Eles viram apenas uma luz, e se guiaram por ela. A luz os levaram até a praia e eles se salvaram. Logo em seguida alguns foram a pé até a fonte de luz e chegando lá viram apenas uma cruz. Decidiram construir uma capela no local da cruz e assim surgiu a pequena capela onde hoje se encontra a igreja.

Me Leva de Leve - Peru roteiro Lima (4)

Um pouco ao lado está a Ponte de los Suspiros. Construída em 1876, a ponte foi destruída pelos chilenos na Guerra do Pacífico, mas tem esse nome pois é onde os casais se encontravam (e ainda se encontram) e onde artistas se inspiram.

Me Leva de Leve - Peru roteiro Lima (3)

Seguimos ao Parque de Barranco, onde está a Iglesia la Santisima Cruz. o parque é bem legal, mas não é uma atração tão importante assim para quem tem pouco tempo em Lima.

Me Leva de Leve - Peru roteiro Lima (5)

O Walking Tour termina aqui. Depois fui no Shopping Larcomar, pois precisava trocar dinheiro.

Shopping Larcomar

O Shopping Larcomar tem uma arquitetura interessante, pois fica na encosta da parte alta de Miraflores. Quem vem pelo Malecón de la Reserva não enxerga o shopping, enxerga apenas o mar lá embaixo. O malecón é um tipo de calçadão-parque, algo assim. Então vim caminhando, caminhando, passando por um gramado, por gente andando de skate no calçadão, pessoas descansando nos banquinhos. De repente, do nada, cheguei em uma escada rolante, para baixo. Essa é a entrada do Shopping Larcomar.

Me Leva de Leve - Peru roteiro Lima (17)

Dei uma olhada rápida e os preços me pareceram iguais aos do Brasil, então, deixei as compras pra outro lugar.

Ao voltar de Cusco, fiz outro citytour com a Lima Tours, visitando Parque del Amor, Plaza de Armas, Catedral de Lima, Museu del Convento de San Francisco de Asis de Lima, passando pela frente do Palácio do Governo e terminamos na Casa de Aliaga.

Parque del Amor

O Parque del Amor está localizado no Malecón Cisneros, em Miraflores e tem uma belíssima vista para o mar, além de mosaicos coloridos que lembram o Parque Guell em Barcelona.


Foi inaugurado em 14 de fevereiro de 1993, dia do amor. Na parte central está a escultura “El Beso” (O Beijo) do artista peruano Victor Delfín.

Me Leva de Leve - Peru roteiro Lima (10)

Plaza de Armas

A Plaza de Armas é o ponto de criação da cidade de Lima, fundada em 1535, por Francisco Pizarro, por isso é conhecido também como o Centro Histórico. Em volta da praça estão alguns dos principais pontos turísticos de Lima, fazendo da área uma atração imperdível da capital peruana.

Me Leva de Leve - Peru roteiro Lima (13)

Catedral de Lima

Construído também em 1535, a Catedral de Lima tem uma fachada fantástica em estilo neoclassico. A entrada principal é chamada “Porta do Perdão”. O centro histórico é bem movimentado e barulhento, então a catedral é um local onde você vai encontrar silêncio e tranquilidade.

Museu y Catacumbas del Convento de San Francisco de Asis de Lima

A Igresia San Francisco de Asis de Lima fica bem perto da Plaza de Armas e tem a construção em estilo Barroco Limenho. Por dentro a igreja é belíssima, mas o atrativo maior é o museu do convento e as catacumbas, que é muito semelhante as catacumbas romanas, abaixo das capelas.

Me Leva de Leve - Peru roteiro Lima (11)

O tour guiado passa por câmaras internas de teto baixo e algumas passagens estreitas. Pelo caminho é possível ver milhares de ossos e crânios. O cheiro é forte. É estranho… mas é interessante.

No museu, a biblioteca foi o que mais impressionou. São 25 mil livros, com exemplares datados do século XV, como o primeiro dicionário editado pela Real Academia de la Lengua Española.

Casa de Aliaga

Uma visita legal pra caramba é a Casa de Aliaga, pela história dela. Em 1535, quando Lima foi fundada, o Capitão Aliaga recebeu um terreno do fundador da cidade, Francisco Pizarro, e lá construiu sua casa.

Me Leva de Leve - Peru roteiro Lima (8)

Hoje, quase 500 anos depois a mesma família ainda vive no local. Isso mesmo, a mesma família!! Estão na 17ª geração. A casa foi transformada em museu e recebe visitas agendadas com guia.

Me Leva de Leve - Peru roteiro Lima (12)

E esse foi meu roteiro de viagem em Lima. Fui em uns shoppings também, como o Saga Falabella e Ripley, que tem preços bons. Algumas coisas compensam se comparados com os preços do Brasil.

O passeio em Lima foi bem rápido e guiado. Se eu tivesse mais tempo teria feito outros passeios e com mais calma. Então, 3 dias em Lima são suficientes para ver os principais pontos turísticos e atrações da cidade.

Comente à vontade :)