Sabores Locais – Costa leste do Canadá

Quem não curte provar os sabores locais em uma viagem, não é mesmo? Todo destino tem um prato, uma bebida, algo que agrada o paladar dos viajantes.

E no Canadá não foi diferente. Apesar do multiculturalismo da culinária no país, alguns sabores só encontramos lá. Então confira alguns dos sabores que provamos.

Sabores Locais – Bebidas

Ice Wine

Quem aprecia um bom vinho, vai encontrar ótimas opções no Canadá. Visitamos duas vinícolas que são destaque no país e muito visitadas por estrangeiros amantes da bebida. Uma das vinícolas fica na Île d’Orléans, em Quebec. Na ilha há outras opções de vinícolas, mas nós escolhemos conhecer e almoçar na Vignoble Ste-Pétronille. Em outro post contaremos mais.

O outro lugar que visitamos e ficamos encantados foi Niagara-On-The-Lake, em Ontário. Lá também há várias opções, algumas muito requintadas.

O vinho mais procurado em Niagara-On-The-Lake é o Ice Wine, que é um vinho produzido com uvas congeladas ainda na videira, pelo clima frio do inverno canadense. O resultado é um vinho mais doce, delicioso. É a magia do inverno em forma de bebida!

Me Leva De Leve - Canadá - Sabores Locais

Nós almoçamos na vinícola Peller, uma das mais premiadas da região, principalmente pelo Ice Wine. O restaurante é super-requintado, com poucas mesas para criar um clima mais romântico. Através das amplas janelas dá para ver a linda vista das videiras. Os pratos são impecáveis na apresentação e no sabor. Mas sobre o restaurante, contaremos em outro artigo 🙂

Na adega da vinícola Peller há várias opções de Ice Wine, vinho e espumante. Os valores não são dos mais baratos, mas também não são tão caros assim. Pela qualidade e sabor, valem a pena. Encontramos opções de CAD 19,00 a CAD 96,00.

Refrigerante

Sim, nós provamos os refrigerantes locais! Em um passeio pelo Jardim Botânico de Montreal, paramos para tomar um café e eis que vimos um refrigerante chamado Bec Soda. Curiosidade despertada, lemos as informações da garrafa que dizia ser um refrigerante de Quebec com Maple Syrup. Tínhamos que provar, claro.

Me Leva De Leve - Canadá - Sabores Locais

Tentamos fazer um vídeo para mostrar ao vivo no stories do Instagram, mas “deu ruim” :D, mas até que ficou engraçado vai.

O refrigerante é gostosinho até, mas achei meio doce demais. Quem é formiguinha vai adorar.

Sabores Locais – Doces

Produtos Maple Syrup

O símbolo do Canadá é a folha da árvore Maple, que estampa a bandeira do país. O Maple Syrup é um xarope natural, é a seiva extraída dessa árvore na primavera, levada ao fogo para evaporar a água e formar o xarope.

Me Leva De Leve - Canadá - Sabores Locais

É doce e lembra o mel, mas com sabor mais forte e menos doce. O Maple Syrup é vendido puro ou então utilizado para a produção de outros produtos como bolachas, biscoitos, maple taffy e manteiga. Nós trouxemos um pote pra casa 🙂

Me Leva De Leve - Canadá - Sabores Locais

Quebec é a maior região produtora de Maple Syrup, responsável por quase 80% da produção mundial. Você encontra esses produtos em qualquer lojinha que vende lembranças do Canadá, em supermercados e nos aeroportos do país.

Maple Taffy

Da seiva do Maple Tree também é feito o Maple Taffy, que é um desses sabores locais que você precisa provar. É como um “pirulito de caramelo”. A seiva bruta é retirada da árvore, fervida um pouco a mais do que para fazer o maple syrup, colocada nessa barra de gelo e enrolada em um palito.

Me Leva De Leve - Canadá - Sabores Locais

Você vai encontrar essa guloseima em Quebec, onde é mais comum. É meio caro pelo tamanho, mas vale a pena provar.

Sorvete

Passeando pelas ruas da antiga Quebec vimos várias pessoas com sorvetes enormes brancos, alguns com cobertura de chocolate, chocolate branco, morango, granulado, caldas, etc. Fomos seguindo as pistas e chegamos nessa sorveteria chamada Chocolato.

Não sei vocês, mas eu gosto muito de sorvete, tanto no verão quanto no inverno (muito obrigada para quem inventou essa delícia). E em Quebec provamos um dos sorvetes mais gostosos do mundo, sem exagero, estava uma delícia.

Me Leva De Leve - Canadá - Sabores Locais

Pedimos o tradicional sem cobertura para provar, mas são dezenas de opções de coberturas. Escolhi o sabor e fui para a mesa, e o Douglas, como sabe que eu gosto muito de sorvete, pediu logo um grande para mim. Mas o grande, na verdade, é enorme.

Me Leva De Leve - Canadá - Sabores Locais

O sorvete é muito cremoso, suave, doce, uma delícia. Enfim, de tão grande, acabou sendo minha janta. Impossível comer qualquer coisa depois de um sorvetão desses.

Vale muito a pena provar e é uma ótima pedida, principalmente se você for no verão.

Beaver Tails/Queues de Castor

Essa é outra sobremesa muito comum no lado leste do Canadá, o Beaver Tails ou Queues de Castor (a tradução seria Rabo de Castor).

A massa lembra muito um doce brasileiro, a calça virada ou orelha de gato, só que no formato de rabo de castor, com uma cobertura que você pode escolher entre várias opções. Essa da foto é maçã com canela.

Me Leva De Leve - Canadá - Sabores Locais

É bem doce, nada muito saudável, mas é mais um que você deve provar. Como é grande, vale a pena dividir com alguém, para poder provar outras gostosuras também.

Geleias e mel

Em Île d’Orleáns, em Quebec, encontramos uma loja de geleias feitas com produtos orgânicos, produzidos ali mesmo pela família. O nome desse lugar é Confituterie Tigidou.

Me Leva De Leve - Canadá - Sabores Locais

Nós compramos um mel cremoso e uma caixinha com quatro sabores de geleia: blueberry, framboesa, caramelo e morango.

A loja em si é uma graça, toda decorada em estilo rústico. Em volta há macieiras, mas como o tempo estava chuvoso, não conseguimos aproveitar para sentar por ali.

Timbits

Aviso: antes de continuar lendo, saiba que os timbits são simplesmente viciantes. Os timbits são umas bolinhas de massa de farinha com recheio e/ou cobertura. Lembram muito os nossos bolinhos de chuva.

Me Leva De Leve - Canadá - Sabores Locais

São produzidos pela Tim Hortons (a rede de cafeteria preferida no país) e pelo que percebi, também são os queridinhos dos canadenses. Você pode comprar uma unidade ou nessas caixinhas a partir de 10 unidades. Pegue um de cada sabor na primeira vez para descobrir qual é o seu favorito, mas cuidado, vicia 😀

E o pior… não tem aqui no Brasil para vender 🙁

Sabores Locais – Salgados

Poutine

Ah… o Poutine! Esse é um clássico da culinária canadense. À primeira vista, não é dos pratos mais bonitos, mas o sabor é muito bom.

Me Leva De Leve - Canadá - Sabores Locais

O Poutine é uma generosa porção de batatas fritas com pedaços de queijo que derretem com o calor de um molho delicioso. Beeem calórico, mas vale a pena provar.

Não é um prato para comer todos os dias, mas quando bate aquela vontade de comer alguma gordice, essa definitivamente é uma opção. É do tipo de comida que depois que você dá a primeira garfada, só para quando não tiver mais nada no prato.

Sanduíche

Se tem uma coisa que os canadenses gostam muito são os sanduíches. Nas cafeterias são feitos com pães fatiados, italianos, integrais, e principalmente com bagels e croissant.

Mas tem um que é famoso e muito procurado em Toronto, o Peameal Bacon Sandwich. Encontramos esse prato no St. Lawrence Market, um lugar super tradicional na cidade.

Me Leva De Leve - Canadá - Sabores Locais

Esse sanduíche foi criado em Toronto e é feito com bacon curado de lombo de porco empanado em farinha de milho, que dá uma crocância. É bem grande e dá para dividir com alguém. Aliás, todos os pratos são grandes no Canadá 😀

Me Leva De Leve - Canadá - Sabores Locais

Também no St. Lawrence Market, pedimos o Montreal Smoke Meat. Não sabíamos que os sanduíches eram tão grandes, foi difícil comer inteiro. O interessante foi que estávamos em Toronto e gostamos mais do lanche tradicional de Montreal 😛

Queijo

O queijo Fromage foi o primeiro queijo a ser fabricado nas Américas e tudo começou na Île d’Orléans. Nós fomos até o local onde ele é fabricado, mas estava fechado para reforma, infelizmente.

O pior de tudo é que não pudemos fazer a piada que já estava ensaiada: Esse é o primeiro queijo feito nas Américas?? Já deve estar estragado então… 😛

Por sorte tinha um aviso na porta com os endereços onde poderíamos encontrar o queijo.

Me Leva De Leve - Canadá - Sabores Locais

Fomos até um mercadinho ali perto e compramos, não poderíamos voltar para o Brasil sem provar esse queijo. E ainda bem que fomos atrás. Eu não sou muito fã de queijos, mas o Douglas adora, e esse queijo é muito gostoso.

Tem um sabor único e suave, bem agradável. Um dos poucos que consegui comer sem qualquer acompanhamento. Então, super vale a pena comprar, pena que não deu para trazer uma reserva junto 😀

Não visitamos a propriedade, mas pelo menos provamos o sabor do primeiro queijo produzido no continente.

E esses são alguns dos sabores locais que provamos em nossa viagem pelo lado leste do Canadá. O país tem uma culinária incrivelmente saborosa. Os pratos, geralmente, são muito bem servidos, então cuidado ao pedir tamanho grande. Quebec é o destino gastronômico, a maioria dos sabores locais encontramos por lá.

Encontre mais dicas sobre o Canadá aqui e sobre Sabores Locais aqui

Salve estas dicas na sua pasta sobre o Canadá ou Sabores Locais no Pinterest. É só clicar na imagem abaixo e quando você precisar destas informações vai ficar mais fácil de achar 🙂

 


Agradecimentos aos nossos parceiros dessa viagem:

                                                                                               

                                                         

Confira aqui todos os artigos sobre o Canadá 🙂

Comentários

comentários

Comente à vontade :)