Sabores Locais: Espetada Madeirense na Quinta do Olivardo em São Roque

Hoje inauguramos mais uma seção no blog, Sabores Locais, onde vamos falar sobre gastronomia (comidas e bebidas). Já escrevemos antes vários posts com dicas de restaurantes, mas a ideia dessa nova seção é mostrar para vocês o que comer em cada lugar durante a sua viagem, os pratos e bebidas típicos, algo que você só vai encontrar naquele destino, ou seja, que tenham sabores locais.

Não sei vocês, mas nas nossas viagens sempre procuramos saber qual o prato típico do lugar, o que só vamos encontrar ali, algo exclusivo, o melhor da comida ou bebida local. E as vezes só descobrimos isso perguntando para os moradores locais.

Então, pensando nisso, criamos o Sabores Locais para compartilhar com vocês essas descobertas. Aproveitem!!

Se você tem alguma dica de algum sabor local que você conhece, deixa aqui nos comentários ou manda por e-mail 😉

Vamos começar com um prato que comemos em São Roque-SP, chamado Espetada Madeirense.

O que é a Espetada Madeirense

A Espetada Madeirense é um prato típico da Ilha da Madeira, que fica nos Açores, Portugal, e está sempre presenta nas festas, piqueniques e romarias.

É um espeto de cubos de carne, assada como churrasco, com uma característica bem diferente, que dá mais sabor à carne. O detalhe é o espeto, que é feito com galho de louro (sim, o mesmo das folhas de louro), o que dá sabor à carne também de dentro para fora. Foi criada na Ilha da Madeira, por isso recebe esse nome.

Para acompanhar o prato, normalmente é servido milho frito e vinho tinto. É uma iguaria muito saborosa, pois a carne fica macia e suculenta, e o sabor do louro tempera a carne toda, o galho tempera a parte do meio, e o restante do tempero dá sabor à parte de fora da carne.

Como é preparada a Espetada Madeirense

A Espetada Madeirense tem como ingredientes contra-filé grill em cubos, sal grosso, folha de louro, alho e galho de louro. A carne é temperada, espetada no galho de louro e depois levada ao fogo na churrasqueira. O ponto da carne é conforme o gosto de cada um. Nós preferimos ao ponto pra mais, sem aquela parte vermelha 😀 .

Onde comer a Espetada Madeirense

No Brasil, o restaurante Quinta do Olivardo (São Roque – SP) é especialista em receitas tradicionais da Ilha da Madeira, e a Espetada Madeirense está entre eles.  O prato já foi premiado em festivais gastronômicos, e acompanha milho frito, arroz, salada e pão português.

Foi lá que nós provamos o prato. Além dele, pedimos de entrada os deliciosos bolinhos de bacalhau e para beber, suco de uva branca.

Para beber junto com a Espetada Madeirense, a Quinta do Olivardo oferece um vinho de produção própria, que vai super bem com o prato. Provamos o tradicional vinho dos mortos, que fica enterrado, maturando por seis meses. Delicioso!

Além de provar um belo vinho, produzido no local, você também pode provar deliciosos doces portugueses na sobremesa, como nós fizemos. O escolhido? Claro que foi o Pastel de Belém! Humm, quentinhos, feitos na hora…

Espetada Madeirense
Vinho dos Mortos
Pastel de Belém (também conhecido como Pastel de Nata)
Bolinho de bacalhau
Acompanhamento da Espetada Madeirense

Quinta do Olivardo
Endereço: Estrada do Vinho, Km 4 – Estância Turística de São Roque – SP.

Horário: Aberto todos os dias. Segunda a quinta das 9h30 às 17h30. Sexta e sábado das 9h30 às 22h. Domingo e feriados das 9h30 às 19h.
Preço: A Espetada Madeirense na Quinta do Olivardo custa R$ 121,00 e serve de 2 a 3 pessoas.

Site: quintadoolivardo.com.br

E você, já provou esse sabor da gastronomia típica da Ilha da Madeira? Nós gostamos, e você, o que achou?

Leia também sobre São Roque na seção Bate e Volta de Sampa clicando aqui.

Até o próximo Sabores Locais 😉


Almoçamos no Quinta do Olivardo a convite do proprietário Sr. Olivardo Saqui.

 

2 comentários em “Sabores Locais: Espetada Madeirense na Quinta do Olivardo em São Roque

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *